Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sobre o livro Leituras Soltas

Entro, primeiro, na taberna, apenas para fazer uma festa ao gato que, vindo do nada, se instalou na prateleira e dela fez um altar. Não bebo a esta hora. Quero embalar-me com a ternura da lenda que fez nascer a ilha, esta: uma lágrima, uma pérola e o fogo que a ilumina na noite de S. Silvestre, que esventra a terra e explode entre mar e céu, também dentro dos olhos de Carlo Fortuna.
Quando puder, hei-de parar para um café, numa esplanada da Ribeira Brava e rever Pedro, o engraxador, sombra de saudade de um tempo que já morreu.
E hei-de perguntar ao Pescador se precisa de ajuda, mesmo sabendo que ele me vai dizer que não, deslembrado de alegrias e afogando os olhos no mar.
Mas é Novembro em Lisboa. Eu estou dentro da solidão da cidade e procuro em vão a minha alma. Quero parar nas coisas paradas, ao frio e ficar por lá à espera de mim.
Sei então que as palavras de Florbela virão ter comigo. As dela e as de todos os poetas que são a minha vida: “Amo as pedras, os astros e o luar”.
Agora sim. Já posso mostrar as linhas das minhas mãos e deixar que a cigana me leia a sina. Sem medo.
Vou-me embora. Só me falta guardar as palavras na minha bolsa já cheia de tanto tudo. À pressa. Hei-de arrumá-la mais tarde. Tenho de ir tratar do Menino que a Rosairinha roubou, ir com o Agapito até a raiz quadrada da fantasia e abrir as gavetas para fazer ressuscitar as palavras.

2 comentários:

  1. Gostei do lugar- a taberna- nunca percebi o porque, mas esse lugar sempre me trouxe à memória um fascínio e um licor de encantamento. Nunca percebi, mas era o lugar dos homens de barba rija, vedado aos mais novos, que apenas lá entravam depois de provas dadas. Transpor o espaço daquela porta, era quase um entrada, um rito de iniciação, nas vinhas de Baco e no circulo dos Homens.
    Enfim, recordações de uma infância iluminada a petróleo...

    ResponderEliminar
  2. Podem continuar com a "desgarrada" poética? Nós agradecemos.

    ResponderEliminar