Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2010

PROJECTO PARA UM DIA DE VERÃO

O sol acorda a manhã que lava a cara no mar. A cidade levanta-se, no vagar das férias e procura ver o que não viu durante o ano: a brancura das casas que sobem a montanha, o remate branco do mar na orla da ilha, o bailado das gaivotas a namorar os beirais, o bordado a xadrez da calçada do chão.
E pensamos,
- vai ser hoje
porque o sol sorri lá em baixo no mar e temos mais tempo. Dentro de nós, fazemos a lista do que nos falta fazer: telefonar ao amigo que não vemos há muito tempo, visitar o que cala, sozinho, a sua solidão, sorrir para quem se cruza connosco no azul fresco das ruas.
Hoje, vamos dizer
- bom dia,
e obrigar quem leva os olhos no chão, a olhar para a nossa voz e a iluminar o seu olhar com a luz dos nosso.
Hoje, vamos criar clareiras de alegria. Vamos falar de esperança e de coragem. Vamos inventar tempo para ver, para escutar, para sentir o ar que nos sacode os cabelos. Vamos fazer a vida acontecer, como faz a natureza que explode em flores, rompendo a lama, iluminando a negrura das rochas, abrindo gargalhadas na dureza das coisas.
Hoje, vamos redescobrir o calor dos abraços. O Verão entra assim, dentro de nós, aconchegando o bater dos corações, um no outro. Vamos desfazer os abismos que nos separam. Vamos voltar a confiar no amigo, como dantes, como quando não tínhamos medo das traições ou das palavras que têm dois gumes e que cortam como se fossem facas.
Não custa nada: nem suor, nem dinheiro. Um instante, apenas. A eternidade guarda-se no silêncio de um abraço. Quando nos abraçamos, não somos dois nem estamos sós, somos felizes.
- Dá-me um abraço?
Então, será mesmo Verão. Mesmo que o sol não precise de ir ao mar lavar a cara, porque a chuva o molhou.

5 comentários:

  1. Lindo... ler este texto já é um bom projecto para um dia de Verão. Adorei!

    ResponderEliminar
  2. Gostei tanto desta abraço de Verão.
    Boas férias, amiga!
    Aproveita o dourado dos dias e o prateado das noites africanas.

    ResponderEliminar
  3. Graça, tive conhecimento do seu blogue através do blogue "Pelo Mundo". Fiquei bastante interessada nos seus livros principalmente no
    "Um pingo de sol na areia" que pelos comentários que li parece-me que se passa em Porto Santo.
    Em Lisboa tentei comprar mas os seus livros são desconhecidos nas livrarias excepçao á Fnac/Chiado que me informou que o "Um Pingo de Sol na Areia" encontrava-se esgotado desde 2oo8.
    Quanto ao "Meu Simão daquela Tarde" não tinham conhecimento.
    Gostava ue me informasse onde os posso comprar
    principalmente "Um Pingo de Sol na Areia".
    Temos uma amiga em comum a Catarina A. amiga da
    minha filha e madrinha da minha neta.
    Graça Pestana

    ResponderEliminar
  4. Olá, Montana. O Pingo de Sol na areia nunca foi posto à venda na continente. O Meu Simão daquela tarde vai ser, ainda este mês. A Bertrand já o tem no registo do computador.
    O Pingo de sol entrou no PRL. Penso que o Funchal ainda o tem, na FNAC e na Julber do Marina shoppingo.
    Obrigada pelo interesse.
    Graça Alves

    ResponderEliminar
  5. Graça, obrigada pela resposta. Como tenho familiares tanto em Porto Santo como no Funchal vou ver o que consigo.
    Graça Pestana

    ResponderEliminar