Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

E agora?

Onde fica o futuro? Onde estão os alunos que sempre tivemos, os que sempre quisemos ter, os que gostariamos de ter tido e nunca tivemos? Onde está a sede de saber outras coisas? Onde está o
- professora (que é pressora), o toque , já?
Parámos no cansaço antigo das aulas de quadro e giz, de uns bonecos para o pontapé de saída das aulas. Ficámos aí. Juntos. Completamente sozinhos. Nós e os alunos.
E tal como o poeta dizemos que não vamos por aí. Mas então, vamos para onde? Como? POr onde? Com quem?

5 comentários:

  1. Tens saudades do tempo em que chegávamos, quase sempre, à sala dos professores cansadas, mas de sorriso estampado e desejosas de relatar a aula, não é?
    Talvez estejamos a passar por uma (longa)crise - o mundo, o país, a educação, os professores, os alunos, os pais... - e dela saiamos todos mais fortes.
    Acreditas?

    ResponderEliminar
  2. Não há crise nenhuma, apenas estamos na fase de novos desafios e tememos não ser capazes de voos rasgados com curvas apertadas. Apenas estamos a equacionar o nosso trabalho passado.
    E isso é bom!
    É mesmo muito bom, apesar de nos trazer alguma angústia.

    ResponderEliminar
  3. Recebo dezenas de mails que dizem:"o passado já passou, o futuro ainda não chegou, por isso o que importa é VIVER o presente." E neste presente temos alunos "modernos" com valores diferentes, mas próprios. Seres humanos com sonhos e expectativas iguais às das crianças e jovens do passado. A nós professores, com uma certa experiência de vida, cabe-nos orientá-los para que possam concretizar os seus sonhos e serem cidadãos íntegros, capazes e solidários.

    ResponderEliminar
  4. Não queria deixar passar em branco tão belo saudosismo.....sou eu própria uma vítima da saudade constante....de uma sala de aula enorme que nos transportava para outros mundos....das normas pelas quais todos se orientavam! A dispersão deste nnovo mundo apareceu assim de repente e sem qualquer aviso, e agora como se costuma dizer na gíria "aguenta-te à bronca"! Mas penso que viver é isto mesmo, estar por cá e ir aprendendo no sentido de enriquecer a chamada alma que cada um deve possuir! reencontro a alma desta profissão nos alunos de hoje, amanha e de sempre.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar